sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Boletim Informativo





INFORMATIVO DO DIA 30/11/2008 Edição Nº. 1/2008


Texto elaborado por Gleide Glória


A falta de segurança em dias de jogos

No domingo dia 23 novembro, torcedores do Cruzeiro e do Flamengo brigaram próximo ao Mineirão antes de começar o clássico entre as duas equipes. A confusão foi tão grande que a polícia militar teve de controlar usando bombas para conter o tumulto. Mas esta rixa vem desde o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, a briga aconteceu no bairro de Copacabana no Rio de Janeiro, marcada através do Orkut site de relacionamentos, a torcida organizada do Flamengo Raça Rubro Negra (RRN) e Torcida Jovem Fla (TJF) brigaram com a torcida da Máfia Azul do Cruzeiro. O motivo da primeira briga influenciou no clássico de domingo, seria então a revanche dos torcedores de ambos os times.
Nos dias de jogos no Mineirão, roubos e furtos a torcedores, além de agressões físicas e morais por parte dos vândalos, tem sido constante. Devido a estes atos, os torcedores reclamam da falta de segurança dentro e fora do estádio. O policiamento segundo a PM tem sido reforçado nos dias de jogos.
Cecílio Gonçalves, chefe do policiamento externo do Mineirão, disse que há diferença na estratégia de policiamento em dias de jogos do Atlético e do Cruzeiro, alguns fatores definidos são importante serem analisados, previsão de público, dia do jogo, se será transmitido, se o tempo está chuvoso ou não, qual será o time adversário, tudo isso definirá a estratégia de segurança. Para cada classe de público são disponibilizados os números de homens em trabalho: Classe A 60 mil torcedores, classe B 45 mil, classe C 35 mil, classe D 10 a 20 mil, classe E cinco a 10 mil. É feita uma previsão de publico em cada jogo, depende da posição do time, se o time estiver bem na série que disputa o número de torcedores é maior e antes de cada jogo os organizadores se reúnem para estipularem e definirem uma previsão do público e quantos homens vão trabalhar.
A estratégia utilizada para diminuir a violência principalmente fora do estádio, é fazer estudos estatísticos para saber onde há maior índice de crimes e de maior ocorrência, sendo feito assim maior policiamento e prevenção, diminuindo os incidentes atacando direto no foco do problema. Segundo os torcedores o policiamento não atende a demanda. Anselmo Duarte, torcedor do Atlético, percebo que tanto na ida, quanto na volta existe policiamento pequeno. Na opinião dele o que pode ser melhorado por parte da PM é ser mais ostensivo nas proximidades do Mineirão e os policiais mais bem preparados e treinados, para atuar quando precisar. Normalmente não leva sua família num jogo, ele prefere ir sozinho, se houver algum problema não há preocupação, eu penso só em me defender no caso, a minha defesa é correr e ir embora. Sua sugestão ao chefe de policiamento é tratar os pais com filhos pequenos de uma forma mais educada na abordagem, o maior policiamento feminino para poder ajudar as mulheres e o maior número de contingente mesmo. O motivo da falta de torcedor é quando a pessoa sai de casa, para assistir um jogo como lazer ou divertimento, mas ele tem certeza que não vai ter uma tranqüilidade, naquele local de lazer, então ele procura outra opção que ele sabe que vai chegar em casa com sua integridade física mantida.
Para Gilmar Rodrigues, torcedor do Atlético, em dias de jogos, em alguns lugares ficam sem policiais e outros lugares ficam cheios, assim não atendem a demanda. Para ele o que pode ser melhorado por parte da PM é distribuir melhor os policiais e não deixa todos juntos. Não sente tranqüilo em trazer sua família, por falta de segurança. Sua reclamação ao chefe de policiamento é distribuir os policiais nas portarias do Mineirão. Os motivos da falta de torcedor é a segurança precária, violência, freqüência de furtos e roubos na entrada do estádio.
José Herculano Batista funcionário da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (ADEMG), disse que a empresa não tem interferência no policiamento o qual é responsabilidade da Federação Mineira de Futebol que faz a solicitação do policiamento. Não há reclamação dos funcionários do estádio sobre ação da polícia. Ele afirma que a polícia trabalha de acordo. As reclamações dos torcedores são freqüentes, o torcedor reclama quando há assaltos e roubos de carros e não encontram nenhum policial por perto. As reclamações contra a ação da polícia vem apenas dos baderneiros, pois a ação da polícia é firme. Os baderneiros fazem tumulto e na mesma hora, a polícia controla a situação.
Milhares de jovens brasileiros já morreram por causa de torcidas. Por motivos simples. Os fatos dos torcedores estarem com as camisas de seus clubes, influenciam em brigas e tragédia. Hoje não podemos usar camisa de clubes em qualquer lugar pela falta de segurança dentro e fora do estádio. A polícia precisa reforçar mais o policiamento em dias de jogos nas grandes cidades brasileiras para conter a violência.




Saiba mais no Blog
# Reta final da Série A do Campeonato Brasileiro meche com coração dos torcedores

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

domingo, 1 de junho de 2008

Anos de Chumbo e a Mídia

Seqüelas, maus tratos, atos de tortura marcaram as vidas de pessoas que viveram no período chamado Ditadura. Muitas das vítimas da época já receberam indenizações, outras nem sequer os corpos de seus familiares desaparecidos durante os anos de chumbo. E a pergunta que fica é: como a mídia atuou, e em que ela colaborou para o desenrolar dos fatos do ano de 1968?

Não podemos falar sobre o papel desempenhado pela mídia em 1968 sem contextualizar as circunstâncias nas quais ela estava inserida. Então vamos lá, em 22 de novembro de 1968, foi criado o Conselho Superior de Censura. O principal objetivo era a infiltração de agentes do governo nos meios de comunicação, para descobrir e identificar possíveis notícias contrárias ao regime ditatorial instalado no país. Os funcionários do regime incumbidos desta tarefa agiam, amparados pelo Ato Institucional número cinco (AI – 5), um dispositivo que priva o cidadão do direito a liberdade de expressão.

A atuação da mídia durante os governos militares, mais especificamente a partir de maio de 1968 foi destaque na palestra com o tema “Mídia nos Anos de Chumbo” realizada pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, no dia 29 último. Participaram estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade, professores e o palestrante jornalista Lélio Fabiano dos Santos. O objetivo foi promover uma discussão sobre a imprensa brasileira no ano de 1968.

Segundo o jornalista Lélio Fabiano dos Santos a imprensa se comportava obedientemente durante a ditadura, se escrevesse algo contra o militarismo ditatorial o jornalista era preso. “A mídia não teve o papel de fazer o movimento acontecer”, diz Lélio Fabiano. Mas ressaltou que “a mídia na década 60 e 70 fez um bom trabalho”, apesar de ser fiscalizada de contínuo. Ele também destacou que os meios de comunicação de hoje tem a função de democratizar a informação.

Durante a palestra também foi comentada a prisão de Gilberto Gil e Caetano Veloso, presos no Rio de Janeiro no dia 22 de dezembro de 1968. Os dois foram acusados de tentativa de “quebra do direito e da ordem institucional”.

Para o estudante Leonardo Martins a faculdade acertou em trazer uma personalidade como o jornalista Lélio Fabiano dos Santos que é uma pessoa de destaque nestes assuntos, na opinião dele. Ele disse que valeu a pena pela questão do conhecimento adquirido na palestra.

A estudante Daiana Barbosa gostou da palestra. “O palestrante foi conciso ao abordar o tema em questão”, diz. As perguntas foram relevantes e os espectadores expressaram bem sua opinião o que provocou um debate de alto nível intelectual para quem estava assistindo a palestra, afirma a estudante.

O sonho de liberdade de expressão dos participantes do movimento de 1968 foi concretizado quando da promulgação da Constituição Federal de 1988. Na qual ficam resguardados também os direitos de “ir e vir”, a “liberdade de imprensa” entre outros na chamada Constituição Cidadã.

Leia mais:

Chamada Materia Anderson Albergaria De Moraes

http//www.quel202002.blogspot.com/

http//www.luandajornalista.blogspot.com/

Voltar

sábado, 31 de maio de 2008

quinta-feira, 24 de abril de 2008

quarta-feira, 23 de abril de 2008

CLASSE C EM DESTAQUE

Classe C ultrapassa D e E no Brasil

Cerca de 86 milhões de brasileiros aumentaram sua renda, o que possibilitou subirem de classe, da D e E para a C. Foi o que divulgou uma pesquisa chamada “O Observador Brasil 2008″ realizada pela financeira francesa Cetelem com o instituto de pesquisas Ipsos Public Affairs. A organização também informou que a renda média da classe C no último ano foi de R$ 1.062. Este valor permite a compra de alguns itens de consumo como, por exemplo: computadores, celulares e a casa própria.

A aposentada Maria Altair, de 62 anos, foi uma das pessoas que subiu da classe E para a C.
Ela disse que após trabalhar de empregada doméstica, serviço no qual precisava subir escadas e carregar muito peso teve que ser operada de varizes porque mal conseguia andar. Então Maria foi morar com a madrinha dela, e se viu vivendo em más condições de vida. Depois de mover um processo na justiça contra o Instituto Nacional de Seguridade Social-INSS ela aposentou por problemas de saúde. Com está aposentadoria a ex-empregada doméstica comprou a tão sonhada casa própria.

O consumo das famílias brasileiras representou mais de 60% do crescimento total da economia brasileira em 2007, por causa do aumento da renda per capita, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

O contador Sebastião dos Santos disse que na opinião dele sobre o atual momento da classe C é que ela está sendo aumentada pelas pessoas que estavam na classe “D” através da bolsa família e outros programas assistenciais.

De acordo com Sebastião a classe B está decrescendo também e esta passando para a classe “C”.Como a classe “C” é a maior parte da população brasileira, o presidente Lula tem sua popularidade em alta; pois esta classe é menos informada. Afirmar ele.

Para Sebastião o país não cresce, porque os impostos são os maiores do mundo, isto dificulta a distribuição de renda. “O governo quer fazer as coisas na marra com o programa bolsa família, salário desemprego; cotas de ensino, etc. Esta prática a longo prazo vai trazer danos; pois quem é que vai ficar pagando a conta desse assistencialismo e da grande corrupção deste governo”, diz.

O vigia Talma Tolentino Soares que vivia na cidade de Santana do Pirapama, interior de Minas Gerais, disse que depois de mudar para Sete Lagoas, sua vida melhorou. Arrumou emprego de vigia em um supermercado e com aumento da renda mensal ele pode oferecer melhores condições de vida para sua família.

Após vários planos econômicos entre eles o plano verão, do governo Sarney, e os planos Collor 1 e 2 do governo Fernando Collor de Melo, foi apresentada mais uma fórmula econômica para resolver os problemas de cambio financeiro e a inflação brasileiros. Foi criado então o plano real, durante o governo de Itamar Cautieiro Franco. A proposta era a de equiparar o valor da nossa moeda com o dólar, e a partir disto elevar o Índice de Desenvolvimento Humano-IDH. Após um ano de implantação do Real, já era visível que a população dos níveis D e E da sociedade apresentavam melhores condições de vida, de acordo com os índices divulgados pelo IBGE, na época. Com quase 14 anos de idade o Plano Real aliado aos programas sociais dos governos subseqüentes a sua implantação, pode ter contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
Leia mais: O aumento da classe C no Brasil e a diminuição de outras classes
Classe C: vitaminada
http://http//www.quel202002.blogspot.com/
Voltar

segunda-feira, 7 de abril de 2008

segunda-feira, 31 de março de 2008

Exercício do livro 2.0

Anderson Albergaria de Moraes

Gleide Glória dos Santos

1) Expliquem com as palavras de vocês (não vale copiar o texto do livro) o que é e como funciona o RSS e, ainda, quais as vantagens de se adotar essa ferramenta.

É um formato de distribuição de informações pela internet como notícias. Ao usar o RSS, você fica sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse. A matéria é publicada sem que você tenha que navegar no site de noticias é só ter o programa de leitura RSS que também pode ser definido como dialetos que serve para agregar a Web. O RSS é um modo de receber notícias e ler pelos seus sites preferidos, em variados temas e editorias RSS e um modo um de "dialetos" XML que servem para agregar conteúdo ou “Web podendo ser acedido mediante programas ou sites agregados”. É usado principalmente em sites de notícias e Blogs. A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" (fontes) RSS.

2) Com suas palavras, digam o que são os blogs, sua origem e aplicações, e qual a importância dessa nova forma de comunicação para o jornalismo?

O blog atualmente, é um espaço, onde os internautas publicam informações relativas a gostos pessoais e públicos. O objetivo é torna público o que antes era particular e/ou restrito. Em outros tempos o blog era usado como uma agenda ou diário eletrônico. Mas hoje em dia muitos dos blogs servem para divulgar informações de interesses públicos, e isto viabiliza as mais variadas formas de divulgação de um mesmo fato. Quando se trata de blogs jornalísticos.

3) Façam um RSS usando uma conta Google, no Google Reader, e insiram pelo menos três desses serviços, de sites brasileiros. Relatem aqui os passos seguidos para essa tarefa.

Passos RSS globo.com-g1 fui à página globo.com cliquei em cima da palavra noticia e depois em RSS, depois escolhi o canal que queria receber notícia sobre o mundo e escolhi o blog que da Cristiana Lobo, depois copiei o link no programa feedreader3. 10 e adicionei a minha lista e ai começou a chegar RSS do globo.com g1 noticias. Depois cliquei em botão do programa no Windows chamados inscreva um feed. A página do site terra me mandou um código colei no navegador adicionar novo canal então comecei a ver as notícias do Flamengo. No Google Reader usei minha senha Google e cliquei em editorias como esporte, tecnologia e noticias então no canto da tela abriram várias noticias, depois digitei a expressão baixa aqui. Acionei o botão mais, que me cadastrou para receber notícias do site baixa aqui. Em seguida digitei Flamengo cliquei no botão mais e recebi notícias do Flamengo.


4) Mais uma vez com as palavras de vocês, sem copiar do livro, definam Web 2.0 e digam e comentem as transformações que esse novo paradigma deve provocar (e já está provocando) no jornalismo (250 palavras, pelo menos).


Web 2.0 é uma forma mais interativa de você obter e divulgar dados, fatos e informações de interesse tanto pessoal quanto público. No caso do Web jornalismo podemos observar além da troca mútua de informação em tempo real e com uso da grande rede, o aparecimento dos chamados mojos. É ainda o avanço informacional com apoio e suporte de vários profissionais de informática e de jornalismo. Os avanços tecnológicos e a velocidade são aliados do jornalismo moderno, em contra partida, os outros suportes midiáticos, tentam promover uma melhor convergência, sem causar o desaparecimento de uma ou de outra. O risco da qualidade e veracidade na divulgação de matéria é grande, pois muitas vezes pode não haver tempo hábil para realizar uma boa apuração. Entretanto a internet ou a Web permite que mesmo com a convergência de mídia a maleabilidade e atualização de informação em tempo real e mudanças permanentes.

5) Baseados na leitura do livro, digam o que entendem por “reportagem colaborativa”. Citem exemplos práticos, mesmo que fictícios.

Reportagem colaborativa representa uma nova forma de obter e trocar informações em tempo real. Nesta os jornalistas podem interagir profissionalmente priorizando a qualidade da informação. Também abre espaço para que os leitores, internautas e todos aqueles que têm acesso a Web possam comentar o que foi publicado. Além disso, podem contribuir com mais informações e dados para que os jornalistas fiquem sabendo das diversas possibilidades e novidades de um mesmo ou novo fato.

6) O que são as “tags” e como esse conceito, gerador da "folksonomia", se diferencia do sistema tradicional de taxonomia para organização de informação? Faça inscrição no http://www.flickr.com/ e insira fotos, usando tags.

Foi ao flick criei minha conta, publiquei a foto no flick usado a palavra trabalho, o tags significa o uso de uma palavra chave no flick publiquei uma foto e usei a palavra trabalho como tags para a busca da foto você pode ter até 75 tags.
Na sua página e o tags possibilitam uma busca rápida de fotos com o mesmo nome que a seu exemplo que eu usei na minha foto foi trabalho e ai vem varias fotos com o mesmo tags que a minha foto quer dizer o mesmo titulo que é trabalho. Na verdade tags significa colocar um titulo na foto para ficar mais fácil de encontrar.
http:// www.flickr.com/

7) Como se pode adicionar áudio nas reportagens publicadas em blogs? Definam alternativas e descreva o passo a passo desse procedimento.


7- Podemos colocar áudio de várias maneiras no blogger por exemplo: podemos gravar uma ligação telefônica usado um programa chamado On The Road with Áudio Blogger. E depois e só colar na página que o áudio estará disponível também podemos fazer uma matéria e no final colar um link de áudio que ai o som fica na matéria pode também usar um programa chamado div Share gravar a voz e colocar no seu blog e uma postagem muito fácil e só gravar em um microfone e passar para o programa e depois colar no blog. Também posso usar um player muito fácil para colocar áudio em blog que é o Easylistener é um player de MP3 que pode ser inserido facilmente em qualquer site ou blog. Basta digitar o link da fonte — para informar ao player onde estão as músicas — e configurar o visual para que o código seja gerado. Para finalizar, depois de clicar no botão "Copy to Clipboard" é só colar o código na página da web desejada. O Easylistener aceita qualquer página da Web como uma fonte de músicas, ou seja, ele procura por arquivos MP3 para reproduzir a partir de qualquer URL. É possível ainda apontar para arquivos de playlists (XSPF, M3U ou ASX) e, inclusive, para feeds RSS ou ATOM — neste caso o Easylistener vai reproduzir quaisquer MP3s para as quais o feed possua links.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Jornalismo 2.0 Criatividade na Era Digital

Mark Briggs é o autor do livro 2.0 Como Sobreviver e Prosperar, em seu livro facilita a vida dos jornalistas que trabalham com Jornalismo Online.O autor fala sobre as novas tecnologias, detalhes que ajudam o dia do profissional da área. Hoje em dia o profissional tem que se adaptar às novas ferramentas, se não fizer provalvemente não estará no mercado.

No cenário atual muitas pessoas não querem pagar uns poucos trocados por dia em um produto que elas podem não usar todo dia e que elas têm de descartar diariamente. Mas, vale a pena preservar este produto o jornalismo em todas as suas formas. Ele cria comunidades em muitos níveis. E cria mercados que são essenciais para a sobrevivência de empresas jornalísticas.

As empresas jornalísticas precisam também investir em tecnologia, e isto significa que é preciso aumentar o QI tecnológico dos profissionais para competir dentro de um mundo hoje digitalizado. As empresas precisam pensar em de novas e diferentes maneiras para conseguir sobreviver e prosperar no atual cenário da mídia.

O blog se transformou numa grande ferramenta organizacional para os repórteres especializados. É um caderno de anotações aberto ao público de modo que os repórteres ficam sabendo que assuntos são mais atraentes aos leitores, ajudando-os a priorizar as matérias que eles devem fazer.

Na medida em que o leitor vai lendo o livro Prosperar e Sobreviver, ele vai aprendendo a criar vários tipos de arquivos digitais: arquivos de áudio, arquivos de fotografia e arquivos de vídeos.Como você já deve saber, a Internet é o conjunto de computadores que estão conectados e trocam informação.

Na atualidade os navegadores modernos da Web podem exibir mais do que apenas texto e grafismos, mas normalmente precisam de softwares adicionais (plug ins) e extensões. Alguns desses programas adicionais são muito populares, como o Adobe Acrobat Reader (para PDFs), Flash(para animação), e programas de execução de áudio e vídeo como Quick Time, Windows Media Player e Real Player.

Uma ferramenta muito importante é o RSS, mais eficiente para capturar dezenas de informações com apenas o clicar do mouse. RSS é uma forma importante de se capturar o que várias pessoas estão dizendo sobre um certo tema. Os dados do RSS tem uma velocidade muito mais rápida do que seria possível ao cérebro humano.

Ele te permite fazer uma assinatura para ter acesso a um fede de informação que é transmitido diretamente a seu leitor RSS ou navegador Web. Assim, ao invés de visitar diferentes páginas Web ou executar os mesmos mecanismos de busca várias vezes, você pode acessar um leitor de RSS que fará toda a coleta dos feeds para você, automaticamente.

No dia-dia de hoje o Web 2.0 que refere às páginas da web cuja importância se deve principalmente à participação dos usuários. Este termo foi criado retroativamente para descrever as limitações que caracterizaram o desenvolvimento inicial da rede, baseado no conceito de páginas Web, em programas que não respeitavam a privacidade, como o marketing opt-out1, e a exigência de cadastramento prévio para acesso ao conteúdo da página.

Um ponto importante a destacar no texto sobre o modelo 2.0 e que apenas permite que muitos outros comentem e colaborem com o conteúdo publicado, como também permite que os usuários coloquem, eles mesmos, material original. Os editores da Web estão criando plataformas ao invés de conteúdo. Os usuários estão criando conteúdo.

Na medida em que os anos passam novas tecnologias vão surgindo, elas estão cada vez mais evoluídas na era digital. Facilitando o dia-dia dos profissionais e as pessoas que utilizam os aparelhos digitais.As empresas de notícias lucram com esses meios digitais em sua rotina de trabalho, facilitando e organizando melhor suas necessidades.

O aparelho pequeno Apple ipod mudou o panorama da mídia. Entre as potencialidades e usos do ipod, surgiram vários
MP3, MP4, MP5, MP6 MP7 que estão no mercado com capacidade para vídeo. Nenhuma outra invenção mudou tanto o cenário da mídia como o iPod da Apple e o itunes.

Segundo dados de novembro de 2006, a Apple vendeu aproximadamente 60 milhões de iPods nos seus cinco anos de vida, com 36 milhões de vendas nos últimos 12 meses. Segundo a pesquisa feita pela Piper Jaffray&Co. divulgada em outubro de 2006, o iPod tem 79% do mercado de tocadores digitais de músicas. O maior consumidor é o publico jovem, esses produtos atrai muito o jovem pelos vários recursos tecnológicos.

O jornalista para ter oportunidades inéditas em fazer um jornalismo melhor, tem que adotar as tecnologia e a transparência duas qualidades essenciais para ampliar o importante papel do jornalismo na era digital.Alguns jornais estão transformando os seus web sites em verdadeiros bancos de dados, e é isso que eles devem fazer.

Para escrever para a Web é quase igual a uma reportagem para uma agência de notícias, onde um repórter de jornal deve preocupar-se mais em mandar informes parciais atualizados do que em transmitir a matéria completa. A primeira nota pode ser uma manchete dizendo, por exemplo: “Cinco crianças mortas em acidente de ônibus” – junto com os fatos fundamentais no lead. O suficiente para transmitir às pessoas o que está acontecendo.

As novas tecnologias estão cada mais evoluídas e as vendas de câmera digital continuam a crescer vertiginosamente a cada ano. As vantagens de uma câmera digital sobre uma tradicional são muitas: as pessoas podem tirar quantas fotos quiser e ver imediatamente se tirou a foto que queria e podem colocar fotos em seu computador e compartilhá-las com seus amigos e familiares a qualquer momento via Web.

terça-feira, 11 de março de 2008

Expectativa de Raquel Rocha para sua Monografia

Raquel Rocha, 26 anos, está cursando o curso de jornalismo na Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte há cerca de 3 anos, atualmente está no 7° período.

Ela ainda não está fazendo a disciplina Projeto Experimental, mas seus planos para o futuro nesta matéria é falar sobre o Esporte Radical. Segundo ela a importância deste tema é mostrar que o Esporte Radical é pouco divulgado e a deficiência desta modalidade na mídia.

Ela escolheu esta tese porque ela se identifica muito com este tema. Ela disse que sua expectativa é grande para sua formação acadêmica e para a sua conclusão de curso desta monografia para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho, “Quando eu formar pretendo seguir nesta área, gosto muito do Esporte Radical. "
Este tema é pouco divulgado na mídia, ele não é tão valorizado como o Esporte. " Quero mostrar que também tem valor na mídia, acho que precisa ser mais divulgado.”

Segundo ela o tema é muito importante para sociedade, o público jovem é muito ligado em Esporte Radical, porém é pouco divulgado nos meios de comunicação.

Saiba mais: Sobre o Ante Projeto, A Presença Feminina no Jornalismo Esportivo. http://www.quel202002.blogspot.com/


domingo, 24 de fevereiro de 2008

FIDEL CASTRO ANJO OU DEMÔNIO

Em 16 janeiro de 1959, tomou o poder em Cuba, na capital Havana, Fidel Alejandro Castro Ruz, eleito pelo partido comunista, era o único representante do partido. Ele também foi o primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, presidente da República de Cuba, o qual continua governando desde 1959 como chefe de governo e de 1976 como chefe de estado. Depois de 49 anos no poder o líder comunista de 81 anos, Fidel renuncia ao poder devido a não ter condições de saúde.
Cuba está localizada bem próxima dos EUA e Fidel afrontou a maior potência ao receber os mísseis soviéticos, na época da Guerra Fria.

Viva Fidel!!

Adicionar ao Meu Perfil | Mais Vídeos

No dia 1° de janeiro de 1959, Camilo Cienfuegos, Raúl Castro, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara foram recepcionados pelos cubanos ao tomarem o poder através da Revolução na implantação do comunismo. Cienfuengos e Che Guevara ajudaram Fidel a implantar a ideologia do comunismo na ilha.
Cuba sofreu embargo econômico dos Estados Unidos devido estarmos na época da Guerra Fria.
Outro ponto importante a se destacar é a invasão mal-sucedida por parte de mais de mil e duzentos exilados cubanos na Baía de Porcos localizada na costa meridional de Cuba.
Atualmente a situação sócio-econômica de Cuba não é boa. O país ocupa a penúltima posição na América Latina em termos de (PIB) Produto Interno Bruto. Se não houver mudanças na ilha, a tendência é continuar o agravamento econômico.

A questão é que estamos no mundo globalizado e não há como se isolar, até a China reconheceu este fato. A teimosia de Fidel é o grande entrave para o desenvolvimento cubano.
Espera-se que o novo governo da ilha não seja radical.
Quanto à expectativa do futuro no país, podemos dizer que Fidel não foi bom para Cuba, pois sua luta ideológica, fez o povo cubano sofrer com a total falta de liberdade. Pelas estimativas anunciadas por órgãos de informação, foram mortos no paredão mais de 20 mil cubanos, apenas por discordarem do regime.

Fala-se que a educação no país está acima da média, porém Cuba não cresce e não tem como absorver estes profissionais; médicos e engenheiros estão trabalhando como taxistas. Os profissionais com formação acadêmica não são bem remunerados, ganham pouco pela profissão e não têm nem para despesas essenciais. As pessoas estão morrendo de fome, porque o líder Fidel não faz nada para a sociedade do seu país. Fidel renunciou ao poder devido a não ter condições de atuar, está muito doente e frágil. Mas se no futuro o eleito à presidência de Cuba for comunista, a tendência é cada vez piorar. As pessoas vão continuar não tendo liberdade e sempre ficarão sofrendo no país, onde tudo é proibido, expressar suas idéias, julgar e não ter direito de votar.
Nos países capitalistas são uns paraíso, porque as pessoas nesses países têm sua liberdade própria, por isso muitos cubanos fogem de seu país para ter um futuro melhor. Espero que no futuro a realidade seja outra e que o país se torne capitalista. Então os cubanos poderão ter uma vida normal sem medo de viver, apenas aproveitar ao máximo de suas vidas.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Cruzeiro Esporte Clube