domingo, 24 de fevereiro de 2008

FIDEL CASTRO ANJO OU DEMÔNIO

Em 16 janeiro de 1959, tomou o poder em Cuba, na capital Havana, Fidel Alejandro Castro Ruz, eleito pelo partido comunista, era o único representante do partido. Ele também foi o primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, presidente da República de Cuba, o qual continua governando desde 1959 como chefe de governo e de 1976 como chefe de estado. Depois de 49 anos no poder o líder comunista de 81 anos, Fidel renuncia ao poder devido a não ter condições de saúde.
Cuba está localizada bem próxima dos EUA e Fidel afrontou a maior potência ao receber os mísseis soviéticos, na época da Guerra Fria.

Viva Fidel!!

Adicionar ao Meu Perfil | Mais Vídeos

No dia 1° de janeiro de 1959, Camilo Cienfuegos, Raúl Castro, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara foram recepcionados pelos cubanos ao tomarem o poder através da Revolução na implantação do comunismo. Cienfuengos e Che Guevara ajudaram Fidel a implantar a ideologia do comunismo na ilha.
Cuba sofreu embargo econômico dos Estados Unidos devido estarmos na época da Guerra Fria.
Outro ponto importante a se destacar é a invasão mal-sucedida por parte de mais de mil e duzentos exilados cubanos na Baía de Porcos localizada na costa meridional de Cuba.
Atualmente a situação sócio-econômica de Cuba não é boa. O país ocupa a penúltima posição na América Latina em termos de (PIB) Produto Interno Bruto. Se não houver mudanças na ilha, a tendência é continuar o agravamento econômico.

A questão é que estamos no mundo globalizado e não há como se isolar, até a China reconheceu este fato. A teimosia de Fidel é o grande entrave para o desenvolvimento cubano.
Espera-se que o novo governo da ilha não seja radical.
Quanto à expectativa do futuro no país, podemos dizer que Fidel não foi bom para Cuba, pois sua luta ideológica, fez o povo cubano sofrer com a total falta de liberdade. Pelas estimativas anunciadas por órgãos de informação, foram mortos no paredão mais de 20 mil cubanos, apenas por discordarem do regime.

Fala-se que a educação no país está acima da média, porém Cuba não cresce e não tem como absorver estes profissionais; médicos e engenheiros estão trabalhando como taxistas. Os profissionais com formação acadêmica não são bem remunerados, ganham pouco pela profissão e não têm nem para despesas essenciais. As pessoas estão morrendo de fome, porque o líder Fidel não faz nada para a sociedade do seu país. Fidel renunciou ao poder devido a não ter condições de atuar, está muito doente e frágil. Mas se no futuro o eleito à presidência de Cuba for comunista, a tendência é cada vez piorar. As pessoas vão continuar não tendo liberdade e sempre ficarão sofrendo no país, onde tudo é proibido, expressar suas idéias, julgar e não ter direito de votar.
Nos países capitalistas são uns paraíso, porque as pessoas nesses países têm sua liberdade própria, por isso muitos cubanos fogem de seu país para ter um futuro melhor. Espero que no futuro a realidade seja outra e que o país se torne capitalista. Então os cubanos poderão ter uma vida normal sem medo de viver, apenas aproveitar ao máximo de suas vidas.

4 comentários:

gleide disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gostei muito da matéria. Parabéns.Sucesso em sua carreira profissional.

Anderson disse...

Gostei muito da matéria. Parabéns.Sucesso em sua carreira profissional.1