Anderson Albergaria de Moraes
Gleide Glória dos Santos
1) Expliquem com as palavras de vocês (não vale copiar o texto do livro) o que é e como funciona o RSS e, ainda, quais as vantagens de se adotar essa ferramenta.
É um formato de distribuição de informações pela internet como notícias. Ao usar o RSS, você fica sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse. A matéria é publicada sem que você tenha que navegar no site de noticias é só ter o programa de leitura RSS que também pode ser definido como dialetos que serve para agregar a Web. O RSS é um modo de receber notícias e ler pelos seus sites preferidos, em variados temas e editorias RSS e um modo um de "dialetos" XML que servem para agregar conteúdo ou “Web podendo ser acedido mediante programas ou sites agregados”. É usado principalmente em sites de notícias e Blogs. A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" (fontes) RSS.
2) Com suas palavras, digam o que são os blogs, sua origem e aplicações, e qual a importância dessa nova forma de comunicação para o jornalismo?
O blog atualmente, é um espaço, onde os internautas publicam informações relativas a gostos pessoais e públicos. O objetivo é torna público o que antes era particular e/ou restrito. Em outros tempos o blog era usado como uma agenda ou diário eletrônico. Mas hoje em dia muitos dos blogs servem para divulgar informações de interesses públicos, e isto viabiliza as mais variadas formas de divulgação de um mesmo fato. Quando se trata de blogs jornalísticos.
3) Façam um RSS usando uma conta Google, no Google Reader, e insiram pelo menos três desses serviços, de sites brasileiros. Relatem aqui os passos seguidos para essa tarefa.
Passos RSS globo.com-g1 fui à página globo.com cliquei em cima da palavra noticia e depois em RSS, depois escolhi o canal que queria receber notícia sobre o mundo e escolhi o blog que da Cristiana Lobo, depois copiei o link no programa feedreader3. 10 e adicionei a minha lista e ai começou a chegar RSS do globo.com g1 noticias. Depois cliquei em botão do programa no Windows chamados inscreva um feed. A página do site terra me mandou um código colei no navegador adicionar novo canal então comecei a ver as notícias do Flamengo. No Google Reader usei minha senha Google e cliquei em editorias como esporte, tecnologia e noticias então no canto da tela abriram várias noticias, depois digitei a expressão baixa aqui. Acionei o botão mais, que me cadastrou para receber notícias do site baixa aqui. Em seguida digitei Flamengo cliquei no botão mais e recebi notícias do Flamengo.
4) Mais uma vez com as palavras de vocês, sem copiar do livro, definam Web 2.0 e digam e comentem as transformações que esse novo paradigma deve provocar (e já está provocando) no jornalismo (250 palavras, pelo menos).
Web 2.0 é uma forma mais interativa de você obter e divulgar dados, fatos e informações de interesse tanto pessoal quanto público. No caso do Web jornalismo podemos observar além da troca mútua de informação em tempo real e com uso da grande rede, o aparecimento dos chamados mojos. É ainda o avanço informacional com apoio e suporte de vários profissionais de informática e de jornalismo. Os avanços tecnológicos e a velocidade são aliados do jornalismo moderno, em contra partida, os outros suportes midiáticos, tentam promover uma melhor convergência, sem causar o desaparecimento de uma ou de outra. O risco da qualidade e veracidade na divulgação de matéria é grande, pois muitas vezes pode não haver tempo hábil para realizar uma boa apuração. Entretanto a internet ou a Web permite que mesmo com a convergência de mídia a maleabilidade e atualização de informação em tempo real e mudanças permanentes.
5) Baseados na leitura do livro, digam o que entendem por “reportagem colaborativa”. Citem exemplos práticos, mesmo que fictícios.
Reportagem colaborativa representa uma nova forma de obter e trocar informações em tempo real. Nesta os jornalistas podem interagir profissionalmente priorizando a qualidade da informação. Também abre espaço para que os leitores, internautas e todos aqueles que têm acesso a Web possam comentar o que foi publicado. Além disso, podem contribuir com mais informações e dados para que os jornalistas fiquem sabendo das diversas possibilidades e novidades de um mesmo ou novo fato.
6) O que são as “tags” e como esse conceito, gerador da "folksonomia", se diferencia do sistema tradicional de taxonomia para organização de informação? Faça inscrição no http://www.flickr.com/ e insira fotos, usando tags.
Foi ao flick criei minha conta, publiquei a foto no flick usado a palavra trabalho, o tags significa o uso de uma palavra chave no flick publiquei uma foto e usei a palavra trabalho como tags para a busca da foto você pode ter até 75 tags.
Na sua página e o tags possibilitam uma busca rápida de fotos com o mesmo nome que a seu exemplo que eu usei na minha foto foi trabalho e ai vem varias fotos com o mesmo tags que a minha foto quer dizer o mesmo titulo que é trabalho. Na verdade tags significa colocar um titulo na foto para ficar mais fácil de encontrar.
http:// www.flickr.com/
7) Como se pode adicionar áudio nas reportagens publicadas em blogs? Definam alternativas e descreva o passo a passo desse procedimento.
7- Podemos colocar áudio de várias maneiras no blogger por exemplo: podemos gravar uma ligação telefônica usado um programa chamado On The Road with Áudio Blogger. E depois e só colar na página que o áudio estará disponível também podemos fazer uma matéria e no final colar um link de áudio que ai o som fica na matéria pode também usar um programa chamado div Share gravar a voz e colocar no seu blog e uma postagem muito fácil e só gravar em um microfone e passar para o programa e depois colar no blog. Também posso usar um player muito fácil para colocar áudio em blog que é o Easylistener é um player de MP3 que pode ser inserido facilmente em qualquer site ou blog. Basta digitar o link da fonte — para informar ao player onde estão as músicas — e configurar o visual para que o código seja gerado. Para finalizar, depois de clicar no botão "Copy to Clipboard" é só colar o código na página da web desejada. O Easylistener aceita qualquer página da Web como uma fonte de músicas, ou seja, ele procura por arquivos MP3 para reproduzir a partir de qualquer URL. É possível ainda apontar para arquivos de playlists (XSPF, M3U ou ASX) e, inclusive, para feeds RSS ou ATOM — neste caso o Easylistener vai reproduzir quaisquer MP3s para as quais o feed possua links.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário