Mark Briggs é o autor do livro 2.0 Como Sobreviver e Prosperar, em seu livro facilita a vida dos jornalistas que trabalham com Jornalismo Online.O autor fala sobre as novas tecnologias, detalhes que ajudam o dia do profissional da área. Hoje em dia o profissional tem que se adaptar às novas ferramentas, se não fizer provalvemente não estará no mercado.
No cenário atual muitas pessoas não querem pagar uns poucos trocados por dia em um produto que elas podem não usar todo dia e que elas têm de descartar diariamente. Mas, vale a pena preservar este produto o jornalismo em todas as suas formas. Ele cria comunidades em muitos níveis. E cria mercados que são essenciais para a sobrevivência de empresas jornalísticas.
As empresas jornalísticas precisam também investir em tecnologia, e isto significa que é preciso aumentar o QI tecnológico dos profissionais para competir dentro de um mundo hoje digitalizado. As empresas precisam pensar em de novas e diferentes maneiras para conseguir sobreviver e prosperar no atual cenário da mídia.
O blog se transformou numa grande ferramenta organizacional para os repórteres especializados. É um caderno de anotações aberto ao público de modo que os repórteres ficam sabendo que assuntos são mais atraentes aos leitores, ajudando-os a priorizar as matérias que eles devem fazer.
Na medida em que o leitor vai lendo o livro Prosperar e Sobreviver, ele vai aprendendo a criar vários tipos de arquivos digitais: arquivos de áudio, arquivos de fotografia e arquivos de vídeos.Como você já deve saber, a Internet é o conjunto de computadores que estão conectados e trocam informação.
Na atualidade os navegadores modernos da Web podem exibir mais do que apenas texto e grafismos, mas normalmente precisam de softwares adicionais (plug ins) e extensões. Alguns desses programas adicionais são muito populares, como o Adobe Acrobat Reader (para PDFs), Flash(para animação), e programas de execução de áudio e vídeo como Quick Time, Windows Media Player e Real Player.
Uma ferramenta muito importante é o RSS, mais eficiente para capturar dezenas de informações com apenas o clicar do mouse. RSS é uma forma importante de se capturar o que várias pessoas estão dizendo sobre um certo tema. Os dados do RSS tem uma velocidade muito mais rápida do que seria possível ao cérebro humano.
Ele te permite fazer uma assinatura para ter acesso a um fede de informação que é transmitido diretamente a seu leitor RSS ou navegador Web. Assim, ao invés de visitar diferentes páginas Web ou executar os mesmos mecanismos de busca várias vezes, você pode acessar um leitor de RSS que fará toda a coleta dos feeds para você, automaticamente.
No dia-dia de hoje o Web 2.0 que refere às páginas da web cuja importância se deve principalmente à participação dos usuários. Este termo foi criado retroativamente para descrever as limitações que caracterizaram o desenvolvimento inicial da rede, baseado no conceito de páginas Web, em programas que não respeitavam a privacidade, como o marketing opt-out1, e a exigência de cadastramento prévio para acesso ao conteúdo da página.
Um ponto importante a destacar no texto sobre o modelo 2.0 e que apenas permite que muitos outros comentem e colaborem com o conteúdo publicado, como também permite que os usuários coloquem, eles mesmos, material original. Os editores da Web estão criando plataformas ao invés de conteúdo. Os usuários estão criando conteúdo.
Na medida em que os anos passam novas tecnologias vão surgindo, elas estão cada vez mais evoluídas na era digital. Facilitando o dia-dia dos profissionais e as pessoas que utilizam os aparelhos digitais.As empresas de notícias lucram com esses meios digitais em sua rotina de trabalho, facilitando e organizando melhor suas necessidades.
O aparelho pequeno Apple ipod mudou o panorama da mídia. Entre as potencialidades e usos do ipod, surgiram vários
MP3, MP4, MP5, MP6 MP7 que estão no mercado com capacidade para vídeo. Nenhuma outra invenção mudou tanto o cenário da mídia como o iPod da Apple e o itunes.
Segundo dados de novembro de 2006, a Apple vendeu aproximadamente 60 milhões de iPods nos seus cinco anos de vida, com 36 milhões de vendas nos últimos 12 meses. Segundo a pesquisa feita pela Piper Jaffray&Co. divulgada em outubro de 2006, o iPod tem 79% do mercado de tocadores digitais de músicas. O maior consumidor é o publico jovem, esses produtos atrai muito o jovem pelos vários recursos tecnológicos.
O jornalista para ter oportunidades inéditas em fazer um jornalismo melhor, tem que adotar as tecnologia e a transparência duas qualidades essenciais para ampliar o importante papel do jornalismo na era digital.Alguns jornais estão transformando os seus web sites em verdadeiros bancos de dados, e é isso que eles devem fazer.
Para escrever para a Web é quase igual a uma reportagem para uma agência de notícias, onde um repórter de jornal deve preocupar-se mais em mandar informes parciais atualizados do que em transmitir a matéria completa. A primeira nota pode ser uma manchete dizendo, por exemplo: “Cinco crianças mortas em acidente de ônibus” – junto com os fatos fundamentais no lead. O suficiente para transmitir às pessoas o que está acontecendo.
As novas tecnologias estão cada mais evoluídas e as vendas de câmera digital continuam a crescer vertiginosamente a cada ano. As vantagens de uma câmera digital sobre uma tradicional são muitas: as pessoas podem tirar quantas fotos quiser e ver imediatamente se tirou a foto que queria e podem colocar fotos em seu computador e compartilhá-las com seus amigos e familiares a qualquer momento via Web.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário