segunda-feira, 31 de março de 2008
Exercício do livro 2.0
Gleide Glória dos Santos
1) Expliquem com as palavras de vocês (não vale copiar o texto do livro) o que é e como funciona o RSS e, ainda, quais as vantagens de se adotar essa ferramenta.
É um formato de distribuição de informações pela internet como notícias. Ao usar o RSS, você fica sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse. A matéria é publicada sem que você tenha que navegar no site de noticias é só ter o programa de leitura RSS que também pode ser definido como dialetos que serve para agregar a Web. O RSS é um modo de receber notícias e ler pelos seus sites preferidos, em variados temas e editorias RSS e um modo um de "dialetos" XML que servem para agregar conteúdo ou “Web podendo ser acedido mediante programas ou sites agregados”. É usado principalmente em sites de notícias e Blogs. A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" (fontes) RSS.
2) Com suas palavras, digam o que são os blogs, sua origem e aplicações, e qual a importância dessa nova forma de comunicação para o jornalismo?
O blog atualmente, é um espaço, onde os internautas publicam informações relativas a gostos pessoais e públicos. O objetivo é torna público o que antes era particular e/ou restrito. Em outros tempos o blog era usado como uma agenda ou diário eletrônico. Mas hoje em dia muitos dos blogs servem para divulgar informações de interesses públicos, e isto viabiliza as mais variadas formas de divulgação de um mesmo fato. Quando se trata de blogs jornalísticos.
3) Façam um RSS usando uma conta Google, no Google Reader, e insiram pelo menos três desses serviços, de sites brasileiros. Relatem aqui os passos seguidos para essa tarefa.
Passos RSS globo.com-g1 fui à página globo.com cliquei em cima da palavra noticia e depois em RSS, depois escolhi o canal que queria receber notícia sobre o mundo e escolhi o blog que da Cristiana Lobo, depois copiei o link no programa feedreader3. 10 e adicionei a minha lista e ai começou a chegar RSS do globo.com g1 noticias. Depois cliquei em botão do programa no Windows chamados inscreva um feed. A página do site terra me mandou um código colei no navegador adicionar novo canal então comecei a ver as notícias do Flamengo. No Google Reader usei minha senha Google e cliquei em editorias como esporte, tecnologia e noticias então no canto da tela abriram várias noticias, depois digitei a expressão baixa aqui. Acionei o botão mais, que me cadastrou para receber notícias do site baixa aqui. Em seguida digitei Flamengo cliquei no botão mais e recebi notícias do Flamengo.
4) Mais uma vez com as palavras de vocês, sem copiar do livro, definam Web 2.0 e digam e comentem as transformações que esse novo paradigma deve provocar (e já está provocando) no jornalismo (250 palavras, pelo menos).
Web 2.0 é uma forma mais interativa de você obter e divulgar dados, fatos e informações de interesse tanto pessoal quanto público. No caso do Web jornalismo podemos observar além da troca mútua de informação em tempo real e com uso da grande rede, o aparecimento dos chamados mojos. É ainda o avanço informacional com apoio e suporte de vários profissionais de informática e de jornalismo. Os avanços tecnológicos e a velocidade são aliados do jornalismo moderno, em contra partida, os outros suportes midiáticos, tentam promover uma melhor convergência, sem causar o desaparecimento de uma ou de outra. O risco da qualidade e veracidade na divulgação de matéria é grande, pois muitas vezes pode não haver tempo hábil para realizar uma boa apuração. Entretanto a internet ou a Web permite que mesmo com a convergência de mídia a maleabilidade e atualização de informação em tempo real e mudanças permanentes.
5) Baseados na leitura do livro, digam o que entendem por “reportagem colaborativa”. Citem exemplos práticos, mesmo que fictícios.
Reportagem colaborativa representa uma nova forma de obter e trocar informações em tempo real. Nesta os jornalistas podem interagir profissionalmente priorizando a qualidade da informação. Também abre espaço para que os leitores, internautas e todos aqueles que têm acesso a Web possam comentar o que foi publicado. Além disso, podem contribuir com mais informações e dados para que os jornalistas fiquem sabendo das diversas possibilidades e novidades de um mesmo ou novo fato.
6) O que são as “tags” e como esse conceito, gerador da "folksonomia", se diferencia do sistema tradicional de taxonomia para organização de informação? Faça inscrição no http://www.flickr.com/ e insira fotos, usando tags.
Foi ao flick criei minha conta, publiquei a foto no flick usado a palavra trabalho, o tags significa o uso de uma palavra chave no flick publiquei uma foto e usei a palavra trabalho como tags para a busca da foto você pode ter até 75 tags.
Na sua página e o tags possibilitam uma busca rápida de fotos com o mesmo nome que a seu exemplo que eu usei na minha foto foi trabalho e ai vem varias fotos com o mesmo tags que a minha foto quer dizer o mesmo titulo que é trabalho. Na verdade tags significa colocar um titulo na foto para ficar mais fácil de encontrar.
http:// www.flickr.com/
7) Como se pode adicionar áudio nas reportagens publicadas em blogs? Definam alternativas e descreva o passo a passo desse procedimento.
7- Podemos colocar áudio de várias maneiras no blogger por exemplo: podemos gravar uma ligação telefônica usado um programa chamado On The Road with Áudio Blogger. E depois e só colar na página que o áudio estará disponível também podemos fazer uma matéria e no final colar um link de áudio que ai o som fica na matéria pode também usar um programa chamado div Share gravar a voz e colocar no seu blog e uma postagem muito fácil e só gravar em um microfone e passar para o programa e depois colar no blog. Também posso usar um player muito fácil para colocar áudio em blog que é o Easylistener é um player de MP3 que pode ser inserido facilmente em qualquer site ou blog. Basta digitar o link da fonte — para informar ao player onde estão as músicas — e configurar o visual para que o código seja gerado. Para finalizar, depois de clicar no botão "Copy to Clipboard" é só colar o código na página da web desejada. O Easylistener aceita qualquer página da Web como uma fonte de músicas, ou seja, ele procura por arquivos MP3 para reproduzir a partir de qualquer URL. É possível ainda apontar para arquivos de playlists (XSPF, M3U ou ASX) e, inclusive, para feeds RSS ou ATOM — neste caso o Easylistener vai reproduzir quaisquer MP3s para as quais o feed possua links.
quinta-feira, 27 de março de 2008
Jornalismo 2.0 Criatividade na Era Digital
No cenário atual muitas pessoas não querem pagar uns poucos trocados por dia em um produto que elas podem não usar todo dia e que elas têm de descartar diariamente. Mas, vale a pena preservar este produto o jornalismo em todas as suas formas. Ele cria comunidades em muitos níveis. E cria mercados que são essenciais para a sobrevivência de empresas jornalísticas.
As empresas jornalísticas precisam também investir em tecnologia, e isto significa que é preciso aumentar o QI tecnológico dos profissionais para competir dentro de um mundo hoje digitalizado. As empresas precisam pensar em de novas e diferentes maneiras para conseguir sobreviver e prosperar no atual cenário da mídia.
O blog se transformou numa grande ferramenta organizacional para os repórteres especializados. É um caderno de anotações aberto ao público de modo que os repórteres ficam sabendo que assuntos são mais atraentes aos leitores, ajudando-os a priorizar as matérias que eles devem fazer.
Na medida em que o leitor vai lendo o livro Prosperar e Sobreviver, ele vai aprendendo a criar vários tipos de arquivos digitais: arquivos de áudio, arquivos de fotografia e arquivos de vídeos.Como você já deve saber, a Internet é o conjunto de computadores que estão conectados e trocam informação.
Na atualidade os navegadores modernos da Web podem exibir mais do que apenas texto e grafismos, mas normalmente precisam de softwares adicionais (plug ins) e extensões. Alguns desses programas adicionais são muito populares, como o Adobe Acrobat Reader (para PDFs), Flash(para animação), e programas de execução de áudio e vídeo como Quick Time, Windows Media Player e Real Player.
Uma ferramenta muito importante é o RSS, mais eficiente para capturar dezenas de informações com apenas o clicar do mouse. RSS é uma forma importante de se capturar o que várias pessoas estão dizendo sobre um certo tema. Os dados do RSS tem uma velocidade muito mais rápida do que seria possível ao cérebro humano.
Ele te permite fazer uma assinatura para ter acesso a um fede de informação que é transmitido diretamente a seu leitor RSS ou navegador Web. Assim, ao invés de visitar diferentes páginas Web ou executar os mesmos mecanismos de busca várias vezes, você pode acessar um leitor de RSS que fará toda a coleta dos feeds para você, automaticamente.
No dia-dia de hoje o Web 2.0 que refere às páginas da web cuja importância se deve principalmente à participação dos usuários. Este termo foi criado retroativamente para descrever as limitações que caracterizaram o desenvolvimento inicial da rede, baseado no conceito de páginas Web, em programas que não respeitavam a privacidade, como o marketing opt-out1, e a exigência de cadastramento prévio para acesso ao conteúdo da página.
Um ponto importante a destacar no texto sobre o modelo 2.0 e que apenas permite que muitos outros comentem e colaborem com o conteúdo publicado, como também permite que os usuários coloquem, eles mesmos, material original. Os editores da Web estão criando plataformas ao invés de conteúdo. Os usuários estão criando conteúdo.
Na medida em que os anos passam novas tecnologias vão surgindo, elas estão cada vez mais evoluídas na era digital. Facilitando o dia-dia dos profissionais e as pessoas que utilizam os aparelhos digitais.As empresas de notícias lucram com esses meios digitais em sua rotina de trabalho, facilitando e organizando melhor suas necessidades.
O aparelho pequeno Apple ipod mudou o panorama da mídia. Entre as potencialidades e usos do ipod, surgiram vários
MP3, MP4, MP5, MP6 MP7 que estão no mercado com capacidade para vídeo. Nenhuma outra invenção mudou tanto o cenário da mídia como o iPod da Apple e o itunes.
Segundo dados de novembro de 2006, a Apple vendeu aproximadamente 60 milhões de iPods nos seus cinco anos de vida, com 36 milhões de vendas nos últimos 12 meses. Segundo a pesquisa feita pela Piper Jaffray&Co. divulgada em outubro de 2006, o iPod tem 79% do mercado de tocadores digitais de músicas. O maior consumidor é o publico jovem, esses produtos atrai muito o jovem pelos vários recursos tecnológicos.
O jornalista para ter oportunidades inéditas em fazer um jornalismo melhor, tem que adotar as tecnologia e a transparência duas qualidades essenciais para ampliar o importante papel do jornalismo na era digital.Alguns jornais estão transformando os seus web sites em verdadeiros bancos de dados, e é isso que eles devem fazer.
Para escrever para a Web é quase igual a uma reportagem para uma agência de notícias, onde um repórter de jornal deve preocupar-se mais em mandar informes parciais atualizados do que em transmitir a matéria completa. A primeira nota pode ser uma manchete dizendo, por exemplo: “Cinco crianças mortas em acidente de ônibus” – junto com os fatos fundamentais no lead. O suficiente para transmitir às pessoas o que está acontecendo.
As novas tecnologias estão cada mais evoluídas e as vendas de câmera digital continuam a crescer vertiginosamente a cada ano. As vantagens de uma câmera digital sobre uma tradicional são muitas: as pessoas podem tirar quantas fotos quiser e ver imediatamente se tirou a foto que queria e podem colocar fotos em seu computador e compartilhá-las com seus amigos e familiares a qualquer momento via Web.
terça-feira, 11 de março de 2008
Expectativa de Raquel Rocha para sua Monografia
Raquel Rocha, 26 anos, está cursando o curso de jornalismo na Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte há cerca de 3 anos, atualmente está no 7° período.
Ela ainda não está fazendo a disciplina Projeto Experimental, mas seus planos para o futuro nesta matéria é falar sobre o Esporte Radical. Segundo ela a importância deste tema é mostrar que o Esporte Radical é pouco divulgado e a deficiência desta modalidade na mídia.
Ela escolheu esta tese porque ela se identifica muito com este tema. Ela disse que sua expectativa é grande para sua formação acadêmica e para a sua conclusão de curso desta monografia para facilitar a sua entrada no mercado de trabalho, “Quando eu formar pretendo seguir nesta área, gosto muito do Esporte Radical. "
Este tema é pouco divulgado na mídia, ele não é tão valorizado como o Esporte. " Quero mostrar que também tem valor na mídia, acho que precisa ser mais divulgado.”
Segundo ela o tema é muito importante para sociedade, o público jovem é muito ligado em Esporte Radical, porém é pouco divulgado nos meios de comunicação.
Saiba mais: Sobre o Ante Projeto, A Presença Feminina no Jornalismo Esportivo. http://www.quel202002.blogspot.com/